Nutricionista

Nutricionista


Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas, esse é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Atualmente percebemos claramente as mudanças do estilo de vida das pessoas no Brasil, a população passou por uma modificação do padrão alimentar aumentando o consumo de gorduras saturadas, comidas já prontas ou alimentação fora de casa. O país, então, passou por um momento chamado “Transição Nutricional”, quando ocorreu, como impacto desses fatores, a diminuição progressiva da desnutrição e o aumento do excesso de peso, independentemente de idade, sexo ou classe social na população, pois antigamente o que se via e se falava era da população desnutrida com baixo peso, hoje em dia, a obesidade ganhou espaço e tem se tornado um problema de saúde pública, o que é muito preocupante pois isso vem acontecendo com crianças, adolescentes, adultos e idosos obesos.

O sedentarismo , ou seja, a falta de atividade física, tem uma grande parte de culpa por isso, devido às redes sociais, jogos, tv, bem como grandes variedades de produtos alimentícios industrializados que possuem alto teor de sódio, esse é um vilão para saúde, inclusive para o aumento da pressão arterial.

Somente um profissional formado em nutrição pode te ajudar, só ele pode saber das suas necessidades energéticas e o importante é lembrar sempre que cada indivíduo tem o seu organismo, o que pode ter dado certo para seu vizinho pode não dar certo para você. A dieta tem que ser individualizada e personalizada de acordo com as necessidades de cada um.

WhatsApp chat