Terapia Manipulativa Ortopédica

Terapia Manipulativa Ortopédica

A Terapia Manual Ortopédica é cientificamente comprovada uma das formas mais seguras e eficazes para o correto manejo das dores, com resultados muitas vezes imediatos. Existem três grandes escolas: o Maitland, a Osteopatia e a Quiropraxia.
Após um exame físico detalhado para a detecção do fator que desencadeia a dor, o Fisioterapeuta aplica manobras manuais sobre a articulação comprometida. Este procedimento provoca estímulos mecânicos nas cápsulas articulares, músculos, ligamentos, nervos, entre outros.
As manobras podem variar em relação à velocidade e intensidade, sendo as mais velozes chamadas de “Manipulação Thrust” e as mais lentas e suaves são conhecidas como “Manipulação não Thrust.” Em função da cavitação articular pode se ouvir sons como estálidos, ou não, durante a execução das manobras.

Como resultado, por ação reflexa do cérebro, substâncias químicas neurotransmissoras são liberadas, levando ao relaxamento da musculatura local o que alivia de imediato a dor. Cápsulas articulares, ligamentos e demais tecidos moles se tornam menos rígidos por conta das manobras manuais resultando num movimento articular mais amplo,livre e flexível.

A elegância desta técnica é que manualmente trata-se a disfunção da articulação afetada, restaurando em conjunto com os exercícios Fisioterapêuticos o seu pleno funcionamento, sem a presença da dor!
Chega de sentir dor! Agende já em nosso site a sua consulta e venha cuidar da sua saúde no Instituto Rodrigo Fortes!!