Método Mackenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica

O Método Mackenzie configura-se uma abordagem de Diagnóstico e Terapia Mecânica, também conhecido como MDT (Mechanical Diagnosis and Therapy), sendo reconhecido internacionalmente. Foi criado pelo Fisioterapeuta Neozelandês Robin Mackenzie há mais de 30 anos.

Como funciona?

É uma abordagem Fisioterapêutica que, inicialmente, consiste em avaliar e diagnosticar biomecanicamente todas as regiões do Sistema Musculoesquelético, à procura de alterações musculares ou articulares da coluna tóraco – lombar, cervical e/ou das extremidades.


O MDT tem uma filosofia que, a partir do Diagnóstico Mecânico, envolve educação e tratamento ativo e isso beneficia muito o paciente. Com a prescrição de exercícios e posições específicas, o tratamento é quase que totalmente realizado pelo paciente.


Além dos efeitos ligados à “desobstrução” dos movimentos da coluna, assim como as outras abordagens de Cinesioterapia (Exercícios Terapêuticos), a aplicação do Mackenzie também produz estímulos no Sistema Nervoso Central (SNC), por vias nervosas aferentes. Em resposta, pelas vias nervosas eferentes, ocorre a modulação e a redução da dor por parte da ação do SNC.

Quais são os benefícios? Os benefícios do Método Mackenzie são:

– Alívio imediato do quadro doloroso quando o paciente se enquadra ao uso do método.

– Restauração da biomecânica da articulação.

– Baixo custo total de tratamento, pois o MDT não requer uso de equipamentos, o paciente realiza os exercícios no ambiente clínico e em casa.

– Empodera o paciente, ensina o auto – gerenciamento da dor, por ser um método ativo onde a pessoa se torna capaz de aliviar seus próprios sintomas.

– O MDT reduz o número de sessões necessárias por ser um método de auto-tratamento, onde o paciente pode realizar os exercícios intensivamente acelerando a recuperação do seu sistema de movimento.

Chega de sentir dor!! Agende já a sua consulta e venha cuidar da sua saúde no Instituto Rodrigo Fortes!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *